Segmentos

Os segmentos são importantes para o disparo em massa e principalmente para realizar a segmentação por interesses.

Conceito: O sistema entende como um Segmento um conjunto ou grupo de pessoas com uma ou mais características em comum.

Para acessar os segmentos utilize o menu de Públicos > Segmentos.

Os segmentos criados por padrão são: Todos os Leads, Todos os Colaboradores e Todos os Clientes. Estes não podem ser nem editados nem excluídos.

Criação de novo Segmento

Para criar um segmento clique no botão “Novo Segmento”(1). Para editar ou excluír segmentos criados, utilize a coluna de Acões (2).

Também é possível criar um segmento a partir de um filtro aplicado na página de leads pelo botão “Mais opções” > Criar Segmento.

Ao criar um novo segmento, o único campo obrigatório é o nome do segmento. Também é possível atribuir uma cor, uma categoria e uma descrição; como formas opcionais.

Ao adicionar o nome do segmento e salvar, a próxima tela é para gestão principal do segmento, onde é possível:

  1. Editar o nome do segmento, completar informações opcionais e acionar a opção de automação de mensagens dentro do segmento.
  2. Aplicar filtros para inclusão automática de pessoas no segmento
  3. Adicionar contatos avulsos*
  4. Ver os contatos que fazem parte do segmento
  5. Realizar inclusões ou exclusões específicas no segmento manualmente

*Contatos adicionados pelo ítem 3 serão considerados cadastros avulsos no sistema, que apenas se transformarão em leads (com cadastro completo) somente após enviarem a primeira mensagem para o sistema.

Filtros

Para aplicar filtros automáticos, aplicados pelo sistema a cada 5 minutos com base em critérios específicos, edite o segmento e acesse a aba de Filtros (1).

Para filtros aplicandos dentro do segmento, é possível realizar buscas na base de leads, de clientes e/ou de colaboradores.

Para as opções de filtragem de leads, acesse a página Filtros de leads.

As opções de filtros na parte de clientes permitem a inclusão ou exclusão baseado em:

  • Grupo de clientes
  • Status
  • Tags

As opções de filtro para colaboradores, também permitindo inclusões ou exclusões, é apenas por função.

Adição de contatos

Para adicionar contatos avulsos (cadastros simples com informações mais limitadas, que não são nem leads, nem clientes e nem colaboradores) em um segmento, acesse a edição do segmento e a aba “Adicionar contatos”.

Nesta aba é possível adicionar contatos um por um, cadastrando manualmente o nome, email, telefone e empresa. Também é possível importar multiplos contatos, considerados avulsos (caso não existam no banco de dados), a partir de uma planilha simples com cada informação em uma coluna.

Importante: Os contatos adicionados por esta aba são considerados avulsos, se tornando leads apenas se responderem alguma mensagem.

Visualização de contatos

Para visualizar os contatos atuais que estão no segmento, acesse a edição e a aba “Ver contatos”(1).

Acima da listagem com os participantes do segmento, há uma linha com as opções de pesquisa (2), Atualizar a lista (3), Reconstruir segmento baseado nos filtros (4), Limpar lista (5) e Exportar lista (6).

É possível excluir cadastros específicos do segmento ao clicar no botão de remoção (7).

Nota 1: o sistema faz uma verificação automática dos participantes do segmento, baseado nos filtros estabelecidos, a cada 5 minutos. Ao utilizar clicar no botão de Reconstrução do segmento (4) a verificação é realizada instantaneamente.

Nota 2: se o botão de Limpar lista (5) for acionado, a lista ficará vazia até que o sistema aplique os filtros novamente (se houver). Neste caso os leads avulsos, adicionados manualmente, serão excluídos.

Inclusões/exclusões

É possivel acompanhar as inclusões e excluões realizadas no segmento, acompanhando as ações e revertendo se for necessário.